Quais são os melhores investimentos em imóveis ?

Quais são os melhores investimentos em imóveis ?

Quais são as vantagens de investir em imóveis?

Os imóveis são ótimas opções de investimento seguro devido às suas características. Primeiramente, eles compõem o patrimônio do investidor. Além disso, podem ter diversas finalidades. E, por último, ainda apresentam alto potencial de valorização.

Por exemplo, um imóvel pode ser destinado às férias, servindo como estadia nos momentos de descanso e de lazer familiar. Porém, enquanto é utilizado para melhorar a qualidade de vida, ele ainda se beneficia com o mercado imobiliário. E, em longo prazo, pode trazer grandes retornos.

Ainda, existem outras formas de obter lucros em diferentes prazos, como na locação e na revenda após a valorização. E mesmo que o investidor decida não negociá-lo, não há problema. Continuará fazendo parte do patrimônio familiar e poderá ser usado futuramente pelos sucessores, trazendo mais tranquilidade e segurança financeira.

Eles são um investimento seguro mesmo na crise?

Depois de conhecer um pouco sobre as vantagens de investir em imóveis, surge a dúvida: eles são um investimento seguro durante crises? As oscilações da economia geram incertezas, mas saiba que o mercado imobiliário pode ser vantajoso mesmo nessas situações.

Valorização em longo prazo

Um dos pontos fundamentais no investimento em imóveis é o seu potencial de valorização em longo prazo. Eles exigem um aporte elevado, mas o retorno com a venda não precisa acontecer em um curto período. O decorrer dos anos pode trazer ótimos resultados em relação ao preço. Isso se deve ao desenvolvimento da região e ao próprio desempenho do mercado.

Assim, mesmo os cenários de crise não são suficientes para descaracterizar essa vantagem. O motivo é que as crises são cíclicas, acontecendo de tempos em tempos e seguidas por momentos de recuperação. Nesse caso, tenha o cuidado de sempre se organizar para que o investimento seja feito com foco em longo prazo.

Quais as condições mais favoráveis para a compra ?

As crises podem trazer condições facilitadas para a aquisição, como a redução nas taxas de juros para financiamentos. Com elas, é possível aumentar o potencial de compra para ampliar o seu portfólio. Além disso, o cenário pode fazer com que algumas pessoas decidam se desfazer das propriedades para aumentar o capital.

Esse tipo de situação pode gerar preços mais favoráveis, que ampliam o retorno do investimento. Ademais, as taxas de juros mais atrativas podem trazer oportunidades de venda. Pode ser um bom momento para se desfazer de uma propriedade que já trouxe o retorno esperado e reinvestir o capital em outros imóveis.

E as possibilidades de ganhos com aluguel ?

Quando se fala em investimentos, geralmente se vislumbram duas possibilidades de ganho:

  • renda passiva, como no caso de dividendos, juros semestrais etc.
  • Ou o lucro na venda.

Na aquisição de imóveis, a locação traz a possibilidade de ganhos recorrentes, que poderão ser utilizados de diversas maneiras pelo investidor.

Desse modo, ao avaliar o potencial de retorno, não considere apenas a eventual valorização. Acrescente os valores obtidos por meio de aluguel. Eles costumam ser suficientes para quitar os custos de manutenção e os impostos, e ainda trazem ganhos mensais ao proprietário.

Inclusive, quem visa a se planejar para a aposentadoria e viver de renda passiva, pode contar com essa alternativa. Os pagamentos frequentes de aluguel conseguem trazer mais segurança financeira para realizar os seus planos.

Ainda, com o decorrer dos anos, a locação poderá cobrir o valor investido. Isso faz com que todos os ganhos (aluguéis e venda do imóvel) sejam lucro.

Baixo risco no investimento

O investimento em imóveis é uma opção de baixo risco. Isso, claro, desde que a propriedade seja escolhida com atenção, avaliando todas as suas características. Mesmo em cenários de aceleração ou desaceleração do mercado imobiliário, a tendência é que os preços aumentem com o tempo.

Além disso, não há riscos de perder o imóvel, como pode acontecer em outras opções da renda variável. Como fará parte do patrimônio, sempre será possível contar com o ativo. Ele pode ser usado em negociações ou como garantia para levantamento de capital, caso não consiga ou não deseje vender.

Como escolher as melhores opções de imóveis para investir?

Você já aprendeu que os imóveis são um investimento seguro. Todavia, para garantir que essa característica esteja presente em seus aportes, é preciso ter atenção a alguns fatores.

Primeiro, verifique o tipo de propriedade e o potencial que ela terá de rendimento. Atualmente, os imóveis de alto padrão apresentam um grande potencial, principalmente devido aos diferenciais de sua construção. Contudo, é preciso verificar o projeto e todos os detalhes do empreendimento. Isso garante que ele seja adequado e atrativo para os compradores no futuro.

A ideia é aproveitar a propriedade – como casa de veraneio, por exemplo? Certifique-se de que ela atende às necessidades da sua família.

  • Tamanho.
  • Opções do condomínio.
  • Tecnologias disponíveis.
  • Acabamentos e decoração.

Esses são fatores fundamentais para proporcionar maior conforto e bem-estar.

localização é outro fator essencial, tendo em vista que a região influencia o preço e o retorno que pode ser obtido. Opções no litoral, por exemplo, têm um grande potencial devido à qualidade de vida proporcionada aos moradores. Isso faz com que muitas pessoas se interessem por se mudar para a região.

Como você viu, os imóveis continuam sendo uma opção de investimento seguro, mesmo durante as crises. No entanto, é fundamental saber como escolher as melhores propriedades para ter maior potencial de valorização e proteger o seu patrimônio. Venha nos consultar, nós Corretores da Imobiliária Kroth estamos preparados para a realização de ótimos negócios !

« voltar